Crohn ileocolonico que perdeu o plano e estava em uso de entyvio

Paciente 35 anos, estava em uso de entyvio 8/8 sem para doenca de crohn ileocolonica com remissao clinica, lab, endoscopixa e de imagem. Perdeu o plano e retornaram os sintomas de dor abdominal, diarreia, sangramento nas fezes e emagrecimento! Feito curso de corticoide e nova colono em vigencia de prednisona somente enantema de colon esquerdo, salteado, com areas de friabilidade!
solicitei de todas as formas para o sus, nao padrao, colite nao classificada, mas o biologico foi negado!
a carencia do plano para biologico é de 2 anos. Para conseguir sair do corticoide, iniciei azatioprina ate a liberacao das respostas dos sus e ele está super bem, mas eu sei que não é o tratamento correto hoje, onde os pacientes com crohn moderado, a terapia avancada é a primeira escolha..nesses casos vcs pediriam anti tnf pelo sus- ada?
Não sei o que fazer pois ele respondeu ao entyvio!

obrigada!

Parecer Técnico:

caso complicado mesmo. O mais importante nesse momento é conseguir desmamar o corticóide… mesmo estando bem clinicamente reavaliar com calpro e USG idealmente mas caso não seja possível faria nova colono em 9-12 meses para reavalira atividade endoscópica. podemos seguir com manutenção de tratamento convencional por 2 anos quando a carência será suspensa e caso evolua com recidiva reintroduz o vedo ou iniciar já agora pelo sus anti-TNF (ada ou IFX) em comboterapia por pelo menos 1 ano. se evoluir com perda de resposta em 2 anos quando a carência for suspensa se for o caso pode retomar o vedo….

Avaliado por:

Dra. Marjorie Argollo | CRM/SP 127.444
>